Texto da entrada (ID.889)
Consta que no porto da Horta se admitem a pratica livre vapores com procedencia dos portos da India, que como é sabido estão sempre contaminados de varias doenças epidemicas e muito especialmente de colera-morbus asiatica e de peste bubonica.
Diz-se que n’este caso estão os vapores inglezes “Kirkdale” e “Wabasha”, que, segundo vimos em jornaes da Horta, ali tocaram para tomar carvão ha poucas semanas. O 1º d’aqueles vapores procedia de Calcutá e o 2º de Bombaim.
Este facto é serio, mas nada teriamos com ele, se não estivessemos em constante comunicação com o referido porto da Horta onde pode aparecer d’um para outro momento qualquer caso de colera morbus, como em 1907 apareceu a peste bubonica sem que até hoje, ao certo, se saiba a origem!
Ousamos por isso, chamar a atenção do digno funcionário de saude do nosso porto, para a verificação do facto que apontamos, que se for verdadeiro, carece da maior vigilancia sobre pessoas e cargas aqui entradas da ilha do Faial.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Saude publica - Ao Exmo sr. Guarda mor de saude"
in Diário dos Açores
de 13 de Abril de 1915, nº. 7101, p. 2 (col. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=889.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia