Texto da entrada (ID.913)
O “Jornal de Minas e Engenharia”, de Nova York, publica uma comunicação do dirétor de uma grande Companhia de metalurgia alemã, dirigida a um seu correspondente na America, em que se explica como os alemães téem substituido as materias primas que lhes téem faltado por motivo do bloqueio inglez.
Téem-se servido de diversos meios para manufacturar cartuchos para espingarda, munições e granadas, dispensando-se o cobre e o latão. Estes metais foram substituidos pelo ferro macio contendo uma pequena percentagem de cobre e pelo zinco, tratado por um processo especial.
A falta de gazolina e de petroleo téem-se sentido sensivelmente. Quanto à primeira, foi em muitos casos e com vantagem, substituida pela benzina, no entanto, dois processos sinteticos possuem os alemães, de que guardam o segredo. O acetilenio substitue o petroleo, servindo de combustivel em lampadas de grande tamanho, e consumindo-se em melhores condições economicas, por ser o acetilenio mais barato.
Com respeito ao salitre, em breve tempo haverá grandes quantidades, tendo-se obtido a amonia do nitrogenio do ar. Pela combustão daquele produz-se o acido nitrico.
Para a fabricação do algodão-polvora tem servido o algodão e a celulose comum, tendo esta materia prima dado excelente resultado.
O acido sulfurico para os usos agricolas, foi substituido pela manufatura do aluminio e da bauxite téem sido de minas francezas existentes no territorio ocupado pelos alemães.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A conflagração europêa - Os alemães e os produtos minerais"
in Diário dos Açores
de 25 de Junho de 1915, nº. 7158, p. 1 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=913.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Outros
Palavras Chave
Notícia