Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.920)

Um inventor norte-americano, Mister Fessenden, acaba de produzir uma revolução na atividade submarina com a construção dum aparelho que tem por objeto transmitir as ondas sonoras no elemento liquido. Sabido é que o son [sic] se propaga na agua com uma velocidade quatro vezes maior que no ar. Concebe-se, pois a importancia deste invento para as operações navais em tempo de paz ou de guerra.

A telegrafia sem fios Fessenden é um aparelho de aço e cobre de pequenas dimensões. A parte principal consiste numa placa de aço de 55 centimetros de largo que sob a ação duma corrente eletrica, vibra maravilhosamente e produz um ruido ensurdecedor. Se se submerge o aparelho num deposito de aço cheio de agua e é posto em ação, a agua agita-se tão violentamente que, se se submerge a mão, esta incha com viva dor.

As experiencias realizadas provaram que as vibrações se transmitem a uma distancia de 50 kilometros, mas o inventor assegura que podem comunicar-se muito mais longe.

A nova maquina pode servir para usos multiplos: permite falar e ouvir nas embarcações sem subir à superficie, e alem disso dá a faculdade de surpreender o inimigo e comunicar com os aliados.

Os navios de guerra munidos do oscilador Fessenden estão absolutamente garantidos contra todo o ataque submarino, não somente assegura o meio de indicar a posição exata do inimigo como oferece a possibilidade de lançar contra ele um torpedo para prevenir a agressão.

Os jornais proficionais norte-americanos afirmar que se os “dreadnoughts” inglezes tivessem possuido os aparelhos Fessenden, o “raid” alemão na costa oriental de Inglaterra houvera sido impossivel, e o bombardeamento de Scarborough não se teria realizado.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Telegrafia sem fios submarina" in Diário dos Açores de 13 de Julho de 1915, nº. 7172, p. 2 (col. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=920.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Comunicações

Palavras Chave


Notícia