Texto da entrada (ID.952)
Impressionados pela espantosa mortalidade dos recemnascidos submetidos a uma amamentação mal entendida, ou uma alimentação prematura, e pensando que em muitos casos eram dispensaveis as amas mercenarias, alguns membros da municipalidade de Paris conseguiram ha anos estabelecer uma casa modelo de amamentação. É a propósito dos resultados obtidos durante dezoite mezes n’esta casa que um medico distinto, n’um relatorio, nos diz, mais ou menos, o seguinte:
No principio e segundo a pratica constante, havia no estabulo do estabelecimento muitas cabras e uma só jumenta. A experiencia, porém, mostrou em breve que essa proporção devia ser alterada, e agora só ali existem jumentas.
O leite de burra apresenta, com efeito, vantagens muito superiores ás dos outros animaes, pelo menos nas primeiras seis a oito semanas de vida. Deve essa superioridade á sua constituição chimica, que o separa patentemente do leite dos ruminantes, ao passo que o aproxima muito do das mulheres.
Na terapeutica infantil presta ele todos os dias serviços preciosos. No caso de perturbações digestivas, basta substituil-o ao leite de vaca, algumas vezes até ao da ama, para ver desaparecer aqueles repentinamente; contenta-se com o mais reles alimento, a forragem mais pobre, a herva e o feno que a vaca engeita. A cabra, pelo contrário, é um animal delicado, que exige ar, espaço e uma comida variada, que lhe não pode ser dada n’uma grande cidade.
Em presença dos felizes resultados obtidos por tal modo de alimentação, o citado facultativo lembra a vantagem de possuirem todos os estabelecimentos hospitaleiros, destinados a aceitar recemnascidos, uma repartição de amamentação, onde se mantenham jumentas e cabras na proporção devida, podendo o leite das ultimas servir para alimentação das creanças de tres mezes e mais.
É tambem aconselhado acabar com os bules de amamentação, ministrando o leite por copos, ou, melhor, por colheres.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O leite de burra"
in Diário dos Açores
de 10 de Setembro de 1915, nº. 7223, p. 2 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=952.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia