(continuação)
Desde a extremidade do molhe “Toro Point”, entrada do canal do Atlantico, até ao molhe que termina na ilha de Naos, entrada do canal no Pacifico, a distancia é de 90 ½ quilometros. Um navio entrado pelo Atlantico navega cerca de 7 milhas ao nível do mar até chegar ás portas de Gatun, onde entra numa eclusa que o eleva a algumas dezenas de pés, passando para uma outra eclusa que atinge 85 pés acima do nível do mar, seguindo depois por um grande canal de 31,5 milhas que corta as grandes montanhas de Culebra até chegar às eclusas de Pedro Miguel, onde há um lago de 164,23 milhas quadradas para os navios poderem esperar.
Em Pedro Miguel, o navio desce ao nivel do mar. Tendo entrado depois nas eclusas do Mira Flores, desce ao nível do mar, navegando nas restantes 8 milhas até chegar ao Oceano Pacifico. A travessia do canal regula cerca de 10 horas, depende da lotação do navio.
O Istmo do Panamá é constituido por uma cadeia de montanhas que devide em duas vertentes, a do Atlantico e a do Pacifico. No plano traçado por Lesseps o ponto mais elevado dessas montanhas era de 534 pés na elevação chamada Gold Hill, onde os franceses começaram as excavações. É neste ponto que se encontra o Corte de Culebra que tem de cumprimento 14.472 metros.
Quando os Estados Unidos principiaram os trabalhos do Corte de Culebra, já encontraram o Gold Hill reduzido pelo trabalho dos franceses de 222 pés de altura e cerca de 17 milhões de metros cubicos de desaterro. Restava remover 312 pés, o que representou a parte mais dificil e morosa de todos os trabalhos do canal, pelos constantes desmoronamentos de terras , que ainda hoje, por vezes, tem obstruido essa parte do canal.
Os engenheiros americanos, assim como todo o pessoal técnico que executaram os trabalhos reconhecem que, se não fosse o admiravel serviço de higiene feito pelo coronel Gorgas, nunca poderiam ter conseguido proseguir nos trabalhos.
No tempo de Lesseps todo o francês que chegava ao Panamá, sabia bem que estava condenado a ter a febre amarela e que de dois doentes escapava um.
(da familia do engenheiro chefe, francês, de 5 morreram 4, por exemplo.)
Hoje, na zona do canal, ninguem se preocupa com a febre amarela nem com a febre palustre que, outrora, era tão temida como o vómito negro.
Esses dois flagelos desapareceram desde que se encontrou o meio de exterminar, na zona de canal, compreendida pelas cidades de Colon e Panamá, as duas variedades de mosquitos, o “Stegomia” e o “Anopheles” que eram os germes propagadores.
[n.d.] - "Canal do Panamá - Exposição Internacional Panamá-Pacifico de 1915 - Inauguração do Canal do Panamá - (continuação)"
in Diário dos Açores
de 13 de Novembro de 1915, nº. 7276, p. 1 (col. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=978.
Sistema de Transporte
Medicina
Outros