Texto da entrada (ID.983)
Téem feito sensação as ultimas experiencias da telefonia sem fio realisadas entre a America do Norte e Paris, conseguindo-se, pois, falar a uma distancia de quatro mil kilometros.
A torre Eiffel, incomparavel estação de transmissão e de recéção, tornou-se o campo por agora de conversas por meio da telegrafia sem fio.
Desde junho passado que começou a primeira série de experiencias, que não déram resultado satisfatorio, em consequencia das perturbações elétricas naturaes.
A nova série de experiencias começou no mez de outubro, entre a estação de Arlington, na America e a torre Eiffel.
A estação de Arlington estava provida de geradores especiaes, dispostos de maneira a facilitar as emissões da telefonia sem fio, tendo a companhia elétrica acreditada junto do ministerio da guerra francez pelo embaixador dos Estados Unidos em Paris, encarregado um dos seus engenheiros de procurar ouvir essas emissões telefonicas no posto radio-telefonico da torre Eiffel, utilisando os recétadores ali instalados.
Todas as experiencias feitas na torre Eiffel foram seguidas nos seus mais minuciosos pormenores pelo tenente-coronel Ferrier, dirétor tecnico da radiotelegrafia miltar, e por diversos oficiais.
Foi possivel até agora perceber-se distintamente, depois de muitas tentativas, as palavras ons, tivo, threc, good, bye, etc.
Segundo a intensidade das perturbações elétricas naturais ou o estado atmosferico, as palavras eram ouvidas mais ou menos distintamente e com mais ou menos intensidade.
Estes resultados que não dão ainda uma conversa ordinaria são extremamente interessantes e é de esperar que, de futuro, se tornem mais proficuos e de maior alcance pratico.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Os progressos da telefonia sem fio"
in Diário dos Açores
de 22 de Novembro de 1915, nº. 7283, p. 1 (col. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=983.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Palavras Chave
Notícia