Texto da entrada (ID.986)
Logo que se conhecer a existencia da “difteria” uma rigorosa desinfecção se deve fazer no galinheiro e utensilios que sirvam às galinhas com uma solução de formol a 2% retirando do galinheiro previamente as galinhas, que só para lá devem voltar 15 dias depois.
Deve-se juntar á alimentação das galinhas sãs, pó de enxofre e ministrar-lhe agua acidulada com acido sulfurico (2 gramas de acido para 1 litro de agua)
Quanto a animaes mortos com “diphteria” devem-se queimar ou enterrar bem fundo e em sitio onde as mais galinhas não possam chegar, a fim de evitar a propagação do mal.
Deve-se evitar ter as galinhas em sitios frios e humidos que são os mais favoraveis ao desenvolvimento da diphteria.
Esta doença é muito rara no verão e bastante frequente no inverno, manifestando-se regularmente no “periodo benigno” na garganta, olhos e narinas, e em geral só a falta de cuidado no tratamento deste periodo é que dá origem ao “periodo agudo” da doença.
Por isso recomenda-se o tratamento imediato e as desinfecções das capoeiras, como medida preventiva, logo que se dê um sá caso de difteria.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A difteria nas galinhas - Medidas geraes"
in Diário dos Açores
de 29 de Novembro de 1915, nº. 7289, p. 2 (col. 6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=986.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia