Texto da entrada (ID.995)
Londres, 27. – O “Daily Express” fornece curiosos informes aos seus leitores sobre uma granada submersivel que os aviadores inglezes estão usando com muito resultado. Trata-se de um invento feito ha perto de tres anos pelo irlandez Walter Conan, o qual consiste n’uma mécha, que pode ser fixada em balas de canhões ou em bombas dos aeroplanos.
A granada assim preparada, logo que atinge a agua, submerge-se, indo rebentar a uma profundidade de 9 metros e tendo a explosão um raio ativo de 15 metros. Diz o “Express” que tal explosão é suficiente para fazer naufragar um submarino, destruindo a sua helice ou perfurando a sua couraça. Pode tambem provocar a destruição de um campo de minas n’uma extensão de 30 metros.
Diz o mesmo jornal que em Inglaterra ha já uma fabrica que especialmente se emprega na confeção de semelhantes engenhos, quer para granadas, quer para bombas de aeroplanos.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A conflagração europêa - Um novo tipo de bombas e granadas – invenção ingleza"
in Diário dos Açores
de 29 de Dezembro de 1915, nº. 7313, p. 1 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=995.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Outros
Palavras Chave
Notícia